quinta-feira, 21 de outubro de 2010

REPARO CELULAR

_Regeneração: refere-se ao crescimento de células e tecidos para substituir estruturas perdidas, como por exemplo, o crescimento de membro amputado nos anfíbios. Os tecidos com alta capacidade proliferativa como o sistema hematopoético, os epitélios cutâneos eo trato gastro intestinal, renova-se continuamente e podem regenerar-se após uma lesão, enquanto as células-tronco desses tecidos não forem destruídas.
-Cicatrização: É em geral, uma resposta tecidual a um ferimento, aos processos inflamatórios nos órgãos internos ou necrose celular, em órgaos incapazes de regeneração, nessas condições devem-se incluir a aterosclerose,considerada uma tentativa de cicatrização à lesão da parede arterial. A cicatrização consiste, em dois processos distintos: regeneração e deposição do tecido fibroso, ou formação cicatrial, ocorre também no miocárdio após a infartação, pois o tecido original não é reconstituido,sendo substituído por colágeno.
-Fibrose: Está presente também na cirrose hepática e em algumas formas de doenças pulmonar, induzida por carvão e sílica. Nos órgãos parenquimatosos, a substituição dos infiltrados inflamatórios por tecido de granulação e eventualmente fibrose, é denominado organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário