terça-feira, 26 de outubro de 2010

EPIGENÉTICA

Epigenética é um termo usado na biologia, para se referir a características de organismos unicelulares e multicelulares, que são estáveis ao longo de diversas divisões celulares mas que não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo. Estas mudanças epigenéticas desempenham um importante papel no processo de diferenciação celular, permitindo que as células mantenham características est´veis diferentes, apesar de conterem o mesmo material genômico.

Quelóide

Um quelóide é um caso especial de cicatriz. São lesões fibroeláticas, avermelhadas, escuras, rosadas, e as vezes brilhantes, com o formato de corvoca. Podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele e até mesmo espontamente. Geralmente crescem e apesar de inofensivas, não contagiosas e indolores, as lesões podem se tornar im problema estético importante. o quelóide não regride e quando retirando cirurgicamente tende a recorrer.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

REPARO CELULAR

_Regeneração: refere-se ao crescimento de células e tecidos para substituir estruturas perdidas, como por exemplo, o crescimento de membro amputado nos anfíbios. Os tecidos com alta capacidade proliferativa como o sistema hematopoético, os epitélios cutâneos eo trato gastro intestinal, renova-se continuamente e podem regenerar-se após uma lesão, enquanto as células-tronco desses tecidos não forem destruídas.
-Cicatrização: É em geral, uma resposta tecidual a um ferimento, aos processos inflamatórios nos órgãos internos ou necrose celular, em órgaos incapazes de regeneração, nessas condições devem-se incluir a aterosclerose,considerada uma tentativa de cicatrização à lesão da parede arterial. A cicatrização consiste, em dois processos distintos: regeneração e deposição do tecido fibroso, ou formação cicatrial, ocorre também no miocárdio após a infartação, pois o tecido original não é reconstituido,sendo substituído por colágeno.
-Fibrose: Está presente também na cirrose hepática e em algumas formas de doenças pulmonar, induzida por carvão e sílica. Nos órgãos parenquimatosos, a substituição dos infiltrados inflamatórios por tecido de granulação e eventualmente fibrose, é denominado organização.

SINALIZAÇÃO CELULAR


-AUTÓCRINA: As células respondem as móleculas de sinalizzação que elas mesmas secretam, estabelecendo uma alça autócrina. A regulação do crescimento autócrino desempenha uma função na regenereção do fígado, proliferação de linfócitos estimulados por antígenos e no crescimento de alguns tumores.
-PARÁCRINA: Um tipo de célula produz um ligante o qual atua na células-alvo adjecentes que expressam os receptores apropriados, essa interação-ligante é dependente e promove a adesão célula-célula.
-ENDÓCRINA: Os hormônio são sintetizados pelas células dos órgãos endócrinos e atuam nas células-alvo distintas de seu local de síntese, sendo carregados, em geral, pelo sangue.




sábado, 16 de outubro de 2010

ÁCIDO ARAQUIDÔNICO

Ácido araquidõnico é um ácido graxo, da família omega-6, está presente nas membranas das células corporais e percusor da produção de eicosonoides, é um dos ácidos graxos essenciais que precisam ser adquiridos, na alimentação da maioria dos mamíferos.
As principais vias enzimáticas do metabolismo do ácido araquidônico são:
- via lipooxigenase(LOX), cujos produtos são os leucotrienos e as lipoxinas.
- via cicloogenase(COX), cujos principais produtos são as prostaglandinas e tromboxanos.
Essas vias obtida por meio da ação de fosfolipases sobre fosfolipídeos de membrana das céululas.


GRANULOMA

Um granuloma á formação de uma estrutura microscópica que assemelha a um granulo, seu achado é facilitador do diagnóstico de algumas doenças crônicas, algumas das doenças que formam granuloma são: hanseníase, tuberculose, sífilis, sarcoidose.
O granuloma é formado por macrófagos, células epitelióides, c´lulas gigantes, cercado por linfócito T, em alguns caos neutrófilos.