sábado, 28 de agosto de 2010

PIGMENTAÇÃO ENDÓGENA

"Pigmentação por pigmentos produzido dentro do corpo. Pode ser dividido em dois grupos:
-Pigmentos hemáticos ou hemoglobinógenos, oriundos da lise da hemoglobina, originando pigmentos denominados hemossiderina e bilirrubina.
-Pigmentos melânicos, produzida por melanooblastos, que é responsável pela coloração das mucosas, pele, retina, etc. O processo de síntese da melamina é controlado por hormônios da hipófise e da supra-renal, caso alterações nessas glândulas e exposições aos raios ultra-violetas, podem acarretar ao aumento generalizado da melamina.

CALCIFICAÇÃO PATOLÓGICA

Termo utilizado para deposição de sais. principalmente cálcio, em locais que não é comum fora do tecido ósseo. Existem vários tipos de calcificação:
-Calculose= Quando a calcificação ocorre em vasos tubulares que não sejam sanguíneos, como por exemplo vias urinárias, tal processo é facilidade quando o meio é alcalino, e possua grnade concentração de carbonato de cálcio e fosfato de cálcio.
-Calcificação distrófica= Quando ocorre acúmulo de sais em tecidos lesasos, no entanto não traz maiores consequências para o local.
-Calcificação metástica= Quando ocorre um aumento anormal de cálcio no sangue, causando precipitação do íon de cálcio ao unir ao fosfato, pode ocorrer em diversos tecidos do corpo, podendo comprometer sua função.

sábado, 21 de agosto de 2010

Amiloidose

Amiloidose é um acúmulo de proteínas (amilóide) em qualquer tecido, é uma alteração endógena e muito rara, progressiva. As proteínas vão se depositando em vários órgaos, podendo comprometer o seu funcionamento. Os órgãos mais afetados são o coração, rins, trato gastrintestinal e sistema nervoso, como também músculo, pele, fígado, baço etc.
Sintomas em geral: fadiga, perda de peso, edema, diarréia, tonturas, aumento da espessura da língua, o fígado costuma estar aumentado pela deposição das amilóides.
Tratamento: Não há cura, o tratamento é reduzir ou diminuir a  produção de amilóides, eliminar depósitos, diversas drogas são utili\adas como melfalan, prednisona,  dexametasona, talidomina e outros. Em alguns casos, a quimioterapia seguida de transplante de células- tronco da médula óssea, traz bons resultasdos.

ESTEATOSE

Esteatose é um acúmulo de gorduras neutras, os triglicerídeos. A lesão é comum no fígado. epitelios tubular renal e miocárdio e, também músculos esqueléticos e pâncreas. è causada por um agente tóxico, hipoxias e alterações da dieta.
Os agentes tóxicos lesam o retículo endoplasmático e reduzem a síntese proteíca, nos estados de hipóxia há redução de ATP, dificultando a síntese de lipídios e diminui a utilização de ácidos graxos e triglicerídeos. Os agentes lesivos causam esteatose hepática, aumentando a síntese de lipídios, produção de ácidos graxos, redução na utilização dos triglicerideos, menor formação de lipoproteínas e disturbios
no deslocamento e fusão das vesículas que contêm as lipoproteínas com as membranas plasmática.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NECROSE DE COAGULAÇÃO OU ISQUÊMICA

Este tipo de necrose ocorre quando há uma esquêmia ou hipóxia em qualquer tecido. A necrose da coagulação, é determinada pela desnaturação da maioria das proteínas celulares, devido a queda do ph, da hioxia ou esquêmia. è determinada também com a perda do contorno nuclear(cariólise), pode haver também no mesmo tecido necrótico, células com núcleo condensado e basofílico(núcleo picnótico) ou células com núcleo picnótico e fragmentado(carorréxis). 

Úlceras de perna de origem venosa

Em alguns casos de úlceras varicosas, o paciente é submetido a cirúrgia, mas o ferimento deve estar cicitrizada para retirar as varizes, deverá ser feita por um médico especialista.